Ana Daher Agence

A empresa Ana Daher Service no exercício de suas funções teve diversas dificuldades para administrar o setor de RH de sua empresa. Tal fato deve-se a falta de um tempo hábil para realizar o processo seletivo de forma correta e eficaz, a fim de selecionar um profissional adequado para as vagas que surgem de forma rápida e assim diminuir a rotatividade dentro da empresa.

Sabe-se que no Brasil, o cenário de mão de obra qualificada está cada vez mais escasso devido à mentalidade e ao comportamento de candidatos de áreas diversas. A falta de uma educação adequada que deveria ser proporcionada pelo governo, o despreparo e o desinteresse, levam à ausência de profissionais qualificados. Assim, nota-se que grande parte da sociedade não se preocupa em buscar alternativas e ferramentas em órgãos públicos e/ou privados como forma de se prepararem e concorrem as vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Nessa perspectiva, a economia brasileira, diferentemente da americana e dos países da zona do euro — em que uma combinação de problemas, políticas mal articuladas e fragilidade do mercado consumidor têm conspirado para sufocar o crescimento econômico — está a caminho de mais um ano de desempenho do PIB (Produto Interno Bruno) acima da média. Impulsionado por uma série de fatores, — dentre eles a demanda por matérias-primas, uma classe média de alto poder aquisitivo e em franco crescimento, grandes influxos de investimentos estrangeiros e a exploração das reservas de petróleo do pré-sal —, o país passa por uma explosão de crescimento como nunca antes experimentada no passado recente.

Embora o crescimento econômico incomum traga a promessa de maior prosperidade nacional, ele traz também uma série de novos desafios, alguns dos quais o país talvez não esteja preparado para enfrentar. "Um dos maiores problemas do Brasil", diz Masao Ukon, sócio do Boston Consulting Group de São Paulo, "é a escassez de mão de obra qualificada". Sendo assim, um dos fatores propulsores do crescimento da economia brasileira, a mão de obra qualificada, é um recurso precioso cuja oferta insuficiente pode resultar em riscos significativos para a trajetória de crescimento do país.

Com o objetivo de melhorar o quadro atual, fomos buscar no mercado uma empresa (SuperZelador) conceituada em todos os aspectos de RECURSOS HUMANOS, com uma estrutura de profissionais altamente capacitados, munidos de conhecimentos técnicos para o desenvolvimento eficiente e eficaz em suas funções. Em depoimento, o seu diretor, Sr.º José de Anchieta que tem uma vasta experiência de 25 anos no mercado, informou que realiza um planejamento, com responsabilidade e comprometimento de acordo com as necessidades de seus clientes. Portanto, visa o desenvolvimento ideal na execução das atividades prestadas, uma vez que sua filosofia o permite determinar uma escolha minuciosa, cirúrgica e apurada na busca por profissionais adequados e extremamente capacitado para exercer a função dentro de sua empresa.

Sendo assim, surgiu a empresa (AGÊNCIA) voltada para todos os aspectos citados e mencionados, a fim de realizar os processos de RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO, APLICAÇÃO de CURSOS, como também o processo COMPORTAMENTAL. Dessa maneira, faz-se com que, consiga conscientizar o candidato da necessidade extrema de capacitação para as vagas de trabalho em nosso próprio seguimento e consequentemente, expandir para os demais no cenário atual do mercado em nosso estado. Logo, planejar, desenvolver, estruturar, selecionar e executar todos os aspectos para colocar a ideia e a estratégia em prática com a finalidade de alcançar o objetivo é necessário. Assim, seguir o propósito do programa e o cronograma da AGÊNCIA, torna-se um papel fundamental na sociedade.

PROCESSOS

Recrutamento e Seleção de pessoas: este processo tem o conceito e técnicas em Recrutamento e Seleção de um dos subsistemas do departamento de RH. É encarregado de trazer novos talentos para a empresa através da atração e alocação de candidatos nas vagas abertas. Ter uma estratégia de recrutamento e seleção eficiente e eficaz é fundamental para o sucesso de todas as organizações.

Capacitação profissional: significa aprimorar as capacidades técnicas que são adquiridas dentro da sua própria profissão. Ela tem por objetivo maior abastecer o repertório a fim de se tornar mais competente e, dessa forma, conseguir desenvolver uma determinada atividade. O objetivo da capacitação é o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores da empresa. Por isso, os funcionários treinados tendem a adquirir novas habilidades e melhorar seu desempenho em suas funções e a preparação do cidadão através de uma formação profissional, para que possa aprimorar suas habilidades, executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho.

Treinamentos: a prática deve ser considerada um investimento, e não um custo para as organizações. O treinamento nas organizações serve para aliar gestores e colaboradores aos procedimentos da empresa, ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades. A empresa desloca o profissional responsável por preparar e ministrar os treinamentos, atividades teóricas e práticas conforme projeto estabelecido pela organização. Um “instrutor de treinamento” prepara materiais necessários para realização das tarefas pelos participantes e treinandos. O processo de capacitação nos treinamentos dos trabalhadores para o exercício da função é essencial para a boa condução das atividades laborais, beneficiando tanto o empregado que terá maior segurança no desenrolar das suas atribuições, bem como a organização que garantirá a realização do trabalho conforme o padrão estabelecido.

Cursos: o curso profissionalizante oferece qualificação profissional em um curto espaço de tempo. Ou seja, é focado na atualização e aperfeiçoamento de áreas específicas, com maior direcionamento para o ramo que o aluno pretende seguir. Sendo assim, ele permite a rápida inserção de candidatos não qualificados no ambiente de trabalho. Ele também é uma ótima opção para os profissionais que estão formados há alguns anos e precisam se atualizar sobre as novas ocupações, novos conceitos, as mudanças do mercado e as tecnologias adotadas pelas empresas, que costumam mudar em um curto espaço de tempo. Dessa maneira, ele não precisa investir em uma nova graduação, que levará quatro anos para concluir e obter um diploma, ou em uma especialização, que terá um alto custo. No curso profissionalizante, o profissional adquire o conhecimento necessário para atuar no mercado, de forma rápida, prática e eficiente, além disso, também é recomendado para os profissionais que pretendem agregar conhecimento a uma determinada área.

Analise Comportamental: É uma ferramenta de gestão muito utilizada no mercado atual e que se baseia no perfil comportamental dos colaboradores. Sua finalidade é gerar maior produtividade dos setores na busca por resultados, diante de um mercado tão competitivo. Levar em conta o perfil comportamental dos colaboradores pode ser o segredo para uma gestão efetiva dentro das empresas, porém deixar de lado pode trazer prejuízos para os resultados. Esse perfil que se busca, antes era uma questão de opção devido aos inúmeros métodos e estratégias que precisavam ser adotadas para conseguir lidar com cada um dos funcionários. Mas em um mercado tão competitivo, a gestão comportamental passou a ser um objeto de desejo pelo setor de RH para otimizar o desempenho das equipes.

A gestão comportamental influencia inúmeras questões do dia a dia da empresa. Ela traz maior assertividade aos processos de contratação, além de diminuir as taxas de rotatividade, tudo isso porque há uma estratégia e um planejamento maior, totalmente focada na boa execução das tarefas. Muitas empresas já adotaram esse processo de gestão comportamental, a fim de que a inteligência emocional no trabalho de seus colaboradores tenha total influência no desempenho de todos que estão ao seu redor, e influenciá-los positivamente ou negativamente. Essa mudança do setor de RH assume cada vez mais um papel fundamental no planejamento estratégico das empresas, e deixa de lado processos apenas burocráticos, como também contribui cada dia mais com uma revolução das empresas que se preocupam em minimizar os erros e serem mais assertivas.


Em um primeiro momento, somente nossa empresa desfrutaria do programa da AGENCIA, todavia através de uma visão mais ampla do cenário atual, tanto a parte operacional quanto a comercial, nossa estratégia é oferecer esses serviços para todos os condomínios da grande vitória e consequentemente empresas privadas de outros seguimentos. Assim, geraria condições de empregos em massa, e qualificaria de forma objetiva todos os candidatos, com a finalidade de exercer um papel fundamental na economia da nossa região e com isso também gerar e aumentar nossas receitas.

Assim, conseguiria o acesso livre e rápido em todos os condomínios, além de oferecer e implantar a AGÊNCIA dentro de suas extremas necessidades diárias, já que nossa experiência nos seguimentos, permite-nos esse entendimento e certeza em todos os aspectos e perspectivas relacionadas ao sucesso de nosso trabalho. Dessa maneira, fazer um trabalho diário ágil, árduo e cirúrgico de campo, capita e prospecta ao máximo clientes para este negócio. E sendo assim, nos permitirá além do trabalho da AGÊNCIA, agregar nossas especialidades ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIO (SUPERZELADOR) e TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA (ANA DAHER SERVICE) dentro de cada cliente captado.

Principais Atividades:

R&S – Divulgações de vagas, triagem e análise de currículos, agendamento de processos seletivos, convocação de candidatos, encaminhamento para testes e exames admissionais, recolhimento de documentação, consultas e impressões de ASOS, direcionar os novos colaboradores ao treinamento de Integração, realizar entrevistas de desligamento e controle de planilhas. T&D – Atendimento aos colaboradores e candidatos, programação de treinamentos e convocações para treinandos, preparação de material didático, acompanhamento e monitoração de treinamentos/palestras, controle de presença de treinandos, impressão de certificados, planilha de controle sobre atividades e treinamentos ministrados, inscrições de colaboradores em cursos interno e externos, tomando as providências relacionadas as datas, transporte, despesas e fornecendo as informações necessárias aos participantes, suporte na execução de ações de endomarketing e comunicação interna.